Podcast Glotoplastia ABORL

Sobre Mateus Aires

Ao longo dos anos, escolhi a Laringologia e Voz como subespecialidade, pois me permitiria trabalhar com minhas maiores paixões: Música e Otorrino. Assim, me mudei para São Paulo, onde realizei um Fellowship (programa de pós-graduação/especialização) de 1 ano e me tornei Especialista em Laringologia e Voz por uma das instituições de maior prestígio da América Latina: Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Entendo que a voz é um marcador de identidade e que a rouquidão pode afetar muito negativamente a qualidade de vida, inclusive levando a isolamento social e depressão. Como Especialista em Laringologia e Voz, faço o diagnóstico, acompanhamento e tratamento clínico e cirúrgico das doenças que causam Rouquidão e Disfagia, dentre elas câncer de laringe, refluxo laringofaríngeo, nódulo vocal, pólipo vocal, granuloma, paralisia de prega vocal, estenose da laringe, distonia da laringe, disfonia espasmódica, tremor vocal, fadiga vocal, sulco vocal, fenda e tantas outras. Ofereço também um acompanhamento personalizado ao cantor (profissional da voz), seja presencial ou virtual enquanto estiver em turnê.

Durante esse período de treinamento intensivo e em contato com pacientes e amigos LGBTQIA+, percebi uma demanda urgente que ainda recebia pouca atenção dentro da Otorrino: Cirurgias de Adequação da Voz para as Pessoas Transgênero (Cirurgias de Transição Vocal). Passei a me dedicar fortemente à Glotoplastia (cirurgia de feminização vocal), Tireoplastia (cirurgia de masculinização vocal) e Condrolaringoplastia (cirurgia do pomo-de-adão). Sou um dos pioneiros do Brasil na realização desses procedimentos, com dezenas de pacientes assistidos, e possuo diversas publicações sobre esses temas nas maiores revistas científicas do mundo, além de capítulos de livros e palestras em congressos brasileiros e mundiais. Recentemente, fui um dos coordenadores do Harmonizing Voice, o primeiro curso brasileiro de Cirurgias de Mudança de Voz, realizado na UNICAMP (Campinas/SP). Meu consultório é um ambiente seguro para o atendimento à pessoa LGBTQIA+.

Além das consultas, exames e cirurgias, sempre me interessei pelo ambiente acadêmico. Ainda em São Paulo, concluí o Doutorado em Otorrinolaringologia pela UNIFESP, pesquisando sobre diagnóstico e tratamento da Incongruência do Gênero Vocal e do efeito da Testosterona na voz de mulheres. Atualmente, sou Diretor Tesoureiro e Membro Titular da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco (UPE) e Preceptor de Laringologia e Voz do Hospital das Clínicas da UFPE.

Na prática clínica da Otorrinolaringologia Geral, atendo pacientes com diversas queixas otorrinolaringológicas, como obstrução nasal (nariz entupido), tosse, hiposmia, dor de cabeça, roncos, tonturas, hipoacusia (dificuldade de ouvir). Através de uma consulta sem pressa, com atenção aos detalhes e realização de um exame físico completo e de exames endoscópicos, realizo investigação, tratamento e acompanhamento de diversas doenças otorrinolaringológicas, como Sinusite Aguda e Crônica, Rinite, Desvio do Septo Nasal, Hipertrofia de Cornetos, Hipertrofia de Adenoide, Hipertrofia das Amígdalas, Presbiacusia, Surdez, Apneia do Sono e outras.

Como otorrinolaringologista e cirurgião da voz, acredito que uma escuta atenta e um exame físico detalhado são os primeiros passos na investigação de qualquer problema de saúde. Além disso, é fundamental ter tempo para que exista um diálogo claro com o paciente, com finalidade de tirar dúvidas, amenizar angústias e estabelecer de maneira pactuada um plano terapêutico individualizado e integral, que seja capaz de melhorar a qualidade de vida.

Optar por mim como seu médico significa escolher um cuidado que coloca suas histórias, sintomas e frustrações em primeiro lugar. Se você está cansado de consultas apressadas e diagnósticos superficiais, permita-me investigar além dos exames para identificar as verdadeiras causas de seu desconforto. Tenho orgulho de resultados positivos, como o de uma jovem mulher trans que, enfrentando depressão devido à sua voz grave, conseguiu, após a glotoplastia, obter uma voz que a representava e ainda foi aprovada em um concurso público para guarda municipal.

A cada paciente que trato, minha fé e propósito são renovados. Sou grato a Deus por me proporcionar a oportunidade de ser um agente de cura e transformação. Na busca por alívio e bem-estar, convido você a se juntar a mim nesta jornada de cuidado, atenção e resultados transformadores. Seja bem-vindo ao meu consultório, onde sua saúde e sua história são valorizadas e respeitadas.

Currículo
  • Médico Otorrinolaringologista – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Especialista em Laringologia e Voz – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Doutorado em Otorrinolaringologia – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
  • Professor Adjunto de Otorrinolaringologia – Universidade de Pernambuco (UPE)
  • Preceptor de Laringologia e Voz – Hospital das Clínicas da UFPE
  • Diretor Tesoureiro e Membro Titular da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV)
  • Título de Especialista em Otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia (ABORL)
Publicações e Artigos Científicos

Effect of Wendler glottoplasty on voice and quality of life of transgender women
Efeito da Glotoplastia de Wendler na voz e qualidade de vida de mulheres transgênero
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Chondrolaryngoplasty in transgender women: Prospective analysis of voice and aesthetic satisfaction
Condrolaringoplastia para mulheres transgênero: Avaliação prospectiva da voz e da satisfação estética
International Journal of Transgender Health

Effect of Endoscopic Glottoplasty on Acoustic Measures and Quality of Voice: A Systematic Review and Meta-Analysis
Efeito da Glotoplastia Endoscópica em parâmetros acústicos e na qualidade vocal: Uma revisão sistemática e metanálise
Journal of Voice

Effect of Testosterone on the Thyroarytenoid Muscle and Lamina Propria of Female Rat Vocal Folds
Efeito da testosterona no músculo tireoaritenóideo e na lâmina própria da prega vocal de ratas fêmeas
The Laryngoscope

Surgical interventions for pediatric unilateral vocal fold paralysis: A systematic review and meta-analysis
Tratamentos cirúrgicos para paralisia de prega vocal unilateral na infância: Uma revisão sistemática e metanálise
International Journal of Pediatric Otorhinolaryngology

Translation and cultural adaptation of the Short Version of the Reflux Symptom Score: Reflux Symptom Score-12 into Brazilian Portuguese
Tradução e adaptação cultural do Short Version of the Reflux Symptom Score: Reflux Symptom Score-12 para português brasileiro
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Predictive factors of frozen section in transoral microlaryngeal surgery for suspicious glottic lesions
Fatores preditivos da biópsia de congelação na microcirurgia de laringe para lesões glóticas suspeitas de malignidade
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Profile of oropharyngeal swallowing in healthy Brazilian adults and older adults
Perfil da deglutição orofaríngea em adultos e idosos saudáveis brasileiros
Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

The practice of oral feeding after total laryngectomy by Brazilian head and neck surgeons
A prática de cirurgiões de cabeça e pescoço brasileiros sobre a alimentação oral após laringectomia total
Archives of Head and Neck Surgery

Disfagia por osteofitose cervical anterior: relato de caso
CodaS

Livros

Cirurgias de Redesignação Vocal em Pessoas Trans. In: Mara Behlau; Rodrigo Dornelas; Vanessa Veis Ribeiro. (Org.). Identidade Comunicativa: Pessoas Trans, Travestis e Não Binárias. 1ed.Rio de Janeiro: Thieme Revinter, 2023, v. 1, p. 129-139.

Medicamentos que interferem na qualidade vocal. In: Pinna FR; Bezerra TFP; Frizzarini R; Lourençone LFM. (Org.). PRO-ORL: Programa de Atualização em Otorrinolaringologia. 15ed.Porto Alegre: Artmed Panamericana, 2021, v. 4, p. 113-137.

Podcast Glotoplastia ABORL
Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao utilizar este site você concorda com nossa Política de Proteção de Dados.
Leia mais